ALMA
link

ALMA Acordo Formal

Logo

ALMA
A CONTINUAÇÃO DE ACORDO FORMAL DE
ASSOCIAÇÃO LONDRES, MOÇAMBIQUE E ANGOLA

“Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai
e do Senhor Jesus Cristo.
Dou graça ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vos.
Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas
pela vossa cooperação no Evangelho desde o primeiro dia até agora.
Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra
a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo”
(Filipenses 1: 2-6)

A nossa parceria designada ALMA, iniciou-se como resultado do firmamento do acordo entre os Bispos de Libombo, Londres e Niassa, assinado no dia 12 de Julho de 1998. No ano de 2003 foi criado a Diocese de Angola e este acordo reconhece o beneficio de união entre estas quarto Dioceses no periodo de dez anos e defeniu nossos propósitos e objectivos para o futuro.

Estes dez anos foram de alegria e dor, progresso e fracasso, conquista e frustrações na caminhada com Cristo. No precurso deste processo, vivemos experiência do poder transformador de Cristo, conforme testemunhamos no Centro de Saùde de Berta Sengulane, para trazer cura e saùde no lugar de sofrimento e morte. Deste modo, Deus traz a existência o que não existia. Vistantes de Londres para nossa Dioceses associadas viram em algumas oportunidades suas vidas mudadas para sempre e actualmente existem escolas em Africa ou estão em construção como testemunho deste facto. A generosidade das Igrejas e pessoas individuais em ambos os continentes manifestaram-se como dadiva de Deus e os seus recursos permetiram por um lado, novas missões, ministerios, programas e por outra, ritmo de espiritualidade e abertura de hospitalidade em Africa. O desafio permanece e a diferença de Cultura, que nem sempre entendem-se  uma a outra; e valores que por vezes se parecem mais materiais que da palavra do reino de Deus.

Tal e qual como no compromisso original, o nosso propósito permanence mantera ALMA da nossa parceria, compromisso de ajuda mútua, oração e cultos no ministério e missão. Cada Diocese é uma parceira, contribuindo no Evangelho de Cristo, segundo sua aptidão e necessidade, as quais as outras Diocese deverão adaptar.

Nossos objectivos no desinvolimento da parceria são:

No equipamento do nosso ministerio para tarefas relevantes para os dias de hoje, levaremos em consideração o contexto historico, politico, economico e social no qual cada uma das nossas Dioceses consista como parte de Comunhão Anglicana a nivel mundial. Nas ultimas década a interligação do mundo chegou-nos à casas, em formas que talvez não tenhamos apreciado no principio da nossa caminhada.

Em particular numa perspectiva positiva a revelação technológica criou possibilidades para transformar nossas comunicaçoes futuras sejam firmes, merece algumas melhorias. Ao contrario, de qualquer forma, economias emergentes e em desinvolvimento, contribuem na mudança de clima, o que pode fectar a tendencia para a inundações e secas em Angola e Moçambique, requer-nos que presetemos com maior urgência atencão para problemas do ambiente.

Na busca da harmonia da shalom, a qual apena é possivel em Deus, continuaremos sensiveis e activos em questiões de paz, especialmente no esforço de alevar a cultura de paz nas nossas sociedades. Em particular o nosso apoio, que toma um significado essencial para satisfação dos nossos propositos e objectivos, será comunicado por intermédio das 5 alvos de missão da Comunhão Anglicana e os objectivos de Desinvolvimento do Milenium para 2015.

Nossa parceria sera revista pelas autoridades de nossas Dioceses em conjunto, incluindo qualquer nova Diocese que venha a constituir-se no periodo de dez anos.

Datado este décimo terceiro dia de Julho no ano de nosso Senhor Jesus Cristo, dois mil e oito.

Bispo de Libombo
Bispo de Angola
Bispo de Niassa
Bispo de Londres

Ao redor do documento original sobre a aliança há cinco critéria sobre a parceria e o que significa ser parceiro.

  • Ser parceiro significa o respeito mutual e a transparência
  • Ser parceiro significa uma profunda amizade entre dois povos, que encaixa suas famílias, filhos e filhas
  • Ser parceiro significa ser ‘anjo’ uns dos outros
  • Ser parceiro significa ser protetores um com os outros
  • Ser parceiro significa criar recursos em comumPartnership is a deep friendship between two people which engages their families and their offspring.